Saiba como escolher o traje certo para cada evento!

Você fica em dúvida quando é convidado para um evento que requer um tipo de traje específico? Nós te ajudamos 🙂

eventick - traje para evento

Você sempre fica em dúvida quando é convidado para um evento que requer um tipo de traje específico? Chega mais, você não está sozinho. Muita gente também não sabe exatamente o que usar em cada tipo de ocasião social, especialmente quando entram em cena categorias como Esporte, Passeio, Passeio Completo e Black Tie. Ficou perdido só em ler? Continue conosco, vamos lá!

Segundo a designer de moda Cassandra Gemini, se o traje não estiver especificado no convite, “fique atento a detalhes como horário (festas diurnas pedem roupas mais informais), local (lugares abertos, ao ar livre, também pedem figurinos menos formais) e o perfil dos anfitriões (que pode lhe dizer muito sobre a forma como eles estarão vestidos).”

Elaboramos um pequeno guia com dicas e sugestões de roupas e acessórios para estar bem vestido em cada uma dessas ocasiões. Vem com a gente e aprenda a encontrar o traje certo para cada estilo de evento:

1. Esporte:

É a opção ideal para eventos diurnos como batizados, aniversários, exposições e até casamentos. Para as mulheres, saias de comprimento médio – a famosa saia midi -, calças, camisas de algodão e até vestidos leves funcionam bem com sandálias de tiras e sapatos de saltos mais grossos. Sapatilhas também caem super bem.

Para os homens, boas sugestões são as camisas polo ou de manga curta acompanhadas de calça jeans ou de brim e um blazer se a temperatura estiver mais amena. Sapatos dock sider ou slipper completam o look.

2. Passeio:

Neste tipo de ocasião, Gemini recomenda para os rapazes a calça social e uma camisa de tecido e de botão, em cores claras ou com xadrez miúdo ou listras finas e um blazer por cima.

Um jeans mais arrumado também produz um resultado bonito e moderno, se combinado com os acessórios certos. A gravata é opcional. Um sapato social confortável é a pedida para os pés.

Já as mulheres devem apostar em vestidos mais arrumados, pantalonas, tailleurs e terninhos arrematados com acessórios como carteiras, brincos ou pulseiras. Nos pés, sandálias altas ou peep toes.

3. Passeio completo:

Muito utilizado em casamentos realizados à noite, jantares formais e formaturas, esse traje pede vestidos longos ou curtos sofisticados em tecidos como seda, renda e chiffon. Brilhos e estampas podem ser utilizados. Acessórios elegantes como bolsas pequenas, bijuterias finas, coques e tranças elaboradas nos cabelos e uma maquiagem caprichada são perfeitos para esse tipo de figurino.

A ala masculina deve apostar no terno e gravata. Para modernizar a roupa, boas alternativas são “ternos claros, risca de giz ou xadrez com camisa social branca ou azul clara e gravata de estampas mais discretas. Um colete faz toda a diferença e te deixa ainda mais elegante”, aposta a designer de moda. Nos pés, não tem erro: escolha um belo sapato social.

4. Black Tie ou A rigor

Ideal para eventos luxuosos como premiações e alguns casamentos, nesse estilo funcionam muito bem vestidos longos com cortes especiais, decotes, pedrarias ou transparências. Sandálias de saltos bem altos e carteiras forradas e com aplicações de pedras vão bem com este traje. Bijuterias ou semijoias marcantes complementam a roupa. Lembre-se das estrelas de Hollywood durante a entrega dos prêmios do Oscar ou do Globo de Ouro.

Os rapazes devem adotar o smoking e a gravata borboleta preta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz. Pense no nosso digníssimo James Bond e terá a referência perfeita.

E aí, deu para esclarecer as dúvidas sobre como escolher o traje certo para cada evento? Utilize essas dicas em seus próximos eventos!