Como usar o Snapchat em eventos

Interatividade, espontaneidade e engajamento: três palavrinhas que resumem tudo o que qualquer produtor deseja para um evento de sucesso.

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Interatividade, espontaneidade e engajamento: três palavrinhas que resumem tudo o que qualquer produtor deseja para um evento de sucesso. E, indo direito ao ponto, como atingir esse “tripé da alegria” de forma rápida, fácil e eficiente? Usando o Snapchat. É isso mesmo. A rede social é a queridinha da vez, com mais de 200 milhões de usuários ativos e aproximadamente 8.796 fotos/vídeos compartilhados por segundo!

Esses números só comprovam que, mais do que uma simples tendência, o Snapchat já é uma plataforma consolidada junto aos usuários brasileiros. Segundo Duda Lima, Diretora Executiva e Especialista em Marketing Digital da BluePix Agency, “o Snapchat se tornou a rede social mais promissora do momento por oferecer aquilo que os Millenials procuram: um ambiente ‘seguro’, rápido e que mostra o cotidiano das pessoas de forma espontânea, sem filtros ou ‘maquiagem’.”

Mas como funciona e como o Snapchat pode ser utilizado em eventos? A gente te conta a seguir:

1. De onde veio, como vive e o que faz o Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo de troca de mensagens, fotos e vídeos curtos que se autodestroem após alguns segundos. Em regra, os Snaps desaparecem da tela logo após serem vistos, a menos que o receptor decida guardar a imagem fazendo uma captura da tela ou tirando uma “foto da foto” com outra câmera. Sim, isso é possível, então fique ligado no que será enviado antes de compartilhar com os seus amigos, com um grupo específico ou, mais ainda, com todos os snapchatters. Vale ressaltar que, quando um amigo faz uma captura da tela, a pessoa que enviou será notificada.

Além de enviar fotos, áudios, vídeos e texto em tempo real, o Snapchat também permite fazer várias edições na imagem. Você pode colocar filtros, emojis, fazer desenhos e escrever frases, deixando o conteúdo mais divertido e personalizado para o seu público. Se você estava com saudade do Draw Something ou trabalha diretamente com o público mais jovem, essa funcionalidade é perfeita para você.

2. Por que o Snapchat é o campeão de interatividade?

Nas palavras do artista multimídia e repórter Caio Braz, “o material do Snapchat é o mais engraçado, mais ao vivo e espontâneo. É o que traz mais verdade”. Isso ocorre porque, além dos Snaps “tradicionais”, a rede social tem outros recursos que elevam o engajamento com o público a outro nível. O Chat é parecido com o Whatsapp, mas a troca de mensagens é mais rápida e, assim como acontece com as fotos e vídeos, o texto também se autodestrói após alguns segundos. O legal é que é possível salvar elementos da conversa, como a hora e o endereço do evento, por exemplo, para que os usuários possam acessar mais tarde. Se a conversa estiver acontecendo em tempo real, você pode mostrar ao seu amigo instantaneamente onde você está e o que está fazendo, bem como pode conversar ao vivo e em alta definição.

Outro recurso muito interessante do Snapchat são as Stories. O próprio site do aplicativo as define como “narrativas que duram 24 horas” e que são criadas a partir da inserção dos Snaps do usuário à Story escolhida. Cada Snap desaparece após 24 horas, mas, até lá, você pode ver a Story de um amigo quantas vezes quiser. As fotos e vídeos adicionadas às Stories podem ser vistos apenas pelos amigos do usuário, por um grupo específico designado por ele ou por todos os Snapchatters. Segundo o blog do Snapchat, “as Stories celebram o poder das diferentes perspectivas. É uma maneira única de experienciar o que está acontecendo em todo o mundo através dos olhos de nossa comunidade.”

3. Snapchat e eventos ao vivo: feitos um para o outro

Por ser uma plataforma rápida, fácil e altamente engajadora, o Snapchat pode acrescentar muito ao universo dos eventos. Além de conferir mais espontaneidade e veracidade ao conteúdo veiculado, a rede social é perfeita para criar empatia com público de um evento, gerando uma atmosfera de proximidade entre o que está acontecendo naquele momento e quem está acompanhando os detalhes pelo Snapchat.

“Por refletir o que está acontecendo no momento, o Snapchat é um aliado para os eventos ao vivo. Usando o aplicativo como um dos meios de comunicação, a marca quebrará fronteiras e levará o evento em segundos para a tela do celular. Assim, os seguidores que estão interessados naquele evento se sentirão mais próximos e presentes, mesmo que estejam distantes fisicamente. Importante salientar que o app é para ser usado para mostrar os bastidores, preparativos e o que está rolando durante o evento e não como transmissão ao vivo. Para isso, existem outras plataformas e aplicativos, como o Periscope, por exemplo”, destacou Duda Lima.

Uma funcionalidade incrível para os eventos ao vivo são as Live Stories, na quais várias pessoas registram a mesma cena com diferentes olhares. Os usuários que estiverem em um mesmo local ou em um evento poderão contribuir com diversos Snaps sobre o mesmo tema. O próprio Snapchat faz a curadoria das imagens e/ou vídeos enviados baseado na localização, data e hora do envio. Difícil ser mais interativo, sem cortes e colaborativo do que isso!

Gostou das dicas para usar o Snapchat em eventos? Divida suas opiniões conosco nos comentários!