6 dicas sobre usar o Instagram para eventos

Não basta escolher um filtro bacana, é preciso contar uma história com personalidade e estratégia.

eventick - instagram para promover eventos

Todo mundo já usa o Facebook e o Twitter para fazer contatos e promover os seus eventos, mas que tal integrá-los ao queridinho dos produtores e dos usuários, o Instagram? Tudo o que você precisa para divulgar um evento está no Instagram ou, para os íntimos, apenas “Insta”: imagens e vídeos em tempo real, interatividade, rapidez e um ótimo alcance de público.

Vamos falar de números? Você sabia que, segundo o Statista, o Instagram teve mais de 400 milhões de usuários ativos em 2015? Como o Brasil é o 3º país da lista com mais usuários no mundo – perdendo somente para os EUA e a Rússia – com 6,5% dos usuários, isso significa mais de 26 milhões de brasileiros utilizando ativamente a rede social. E se você acha que se trata de apenas uma brisa passageira, um ano antes esse número era apenas a metade, segundo o infográfico elaborado pelo pessoal da Digital Insights em junho de 2014! Ou seja, além de um potencial enorme, é uma rede em rápido e constante crescimento. Não dá para ficar de fora, né?

Como vemos, o céu é o limite na hora de explorar as potencialidades dessa rede social para promover e agregar valor a eventos, mas como tudo na vida, é preciso saber utilizá-la corretamente, para não desperdiçar oportunidades e até mesmo perder seguidores.

Aqui vão algumas dicas para aproveitar o melhor que o Instagram tem a nos oferecer para organizar e/ou fazer a cobertura de eventos. Escolha seu melhor sorriso e mãos à obra:

1. Poste com frequência

Assim como em outras redes sociais, a chave para ser bem-sucedido no Instagram é se manter ativo. Isso significa publicar muitas fotos e vídeos para os seus seguidores verem. Seja sensível – não poste a cada 5 minutos, mas crie um calendário de postagens e não deixe de segui-lo, não importa se você estabeleceu que deverá postar cinco vezes por dia ou por semana.

Observe suas publicações anteriores para descobrir quais delas obtiveram maior audiência e engajamento e estipule horários semelhantes para aproveitar bem os horários de pico entre o seu público! Esse é um princípio básico do marketing digital que serve aqui também: teste, teste e teste pois o seu público é único.

2. Use os aplicativos extras

Existem vários apps “irmãos” do Instagram que podem te ajudar a difundir e cobrir um evento. Aqui vão algumas:

O InstaMessage é uma ferramenta que possibilita conversas privadas e diretas com o seu público ou com potenciais clientes, funcionando como um “bate-papo” entre os usuários da rede social. Além disso, o app tem uma ótima usabilidade e pode ser baixado em iOS e Android.

Já o Instafollow mapeia quando e por que você está ganhando/perdendo seguidores, o que pode ser uma excelente ferramenta para mapear o feedback do seu trabalho.

Com o Diptic, você pode customizar suas fotos com várias opções de molduras, recortes, montagens, criar séries fotográficas e criar sequências de antes e depois. Feito isso, você ainda poderá salvar e compartilhar suas fotos no próprio Instagram, no Facebook, Flickr, Twitter e Tumblr, fazendo com que a comunicação de sua marca funcione de forma integrada e alcance ainda mais pessoas!

Imagine as fotos que os seus participantes postam no Instagram aparecendo em tempo real durante o evento em que foram tiradas. Bem legal para retomar memórias e para mobilizar os participantes. Interatividade é bom e a gente gosta, não é? Isso é possível e bem prático com a utilização do Eventstagram, o qual possibilita, por meio do uso das hashtags, que as fotos postadas no Instagram sejam expostas em sites ou telões enquanto o evento está acontecendo. Vale a pena conferir!

3. Estabeleça uma personalidade para o perfil da sua marca ou evento

Divirta-se e brinque bastante com os filtros na hora de promover os seus eventos no Instagram. Estabeleça uma linha de filtros e/ou molduras a serem utilizados nas suas fotos, para que o seu público reconheça a sua marca e, de vez em quando, use um modelo diferente para atrair outros tipos de seguidores.

Tirar fotos originais e complementá-las com bons filtros chamará a atenção dos seus followers, chamando atenção para o quê você está compartilhando.

Outra iniciativa que você não pode esquecer é criar hashtags para o seu evento, para que você e seus seguidores possam ver quem e o que estão falando sobre ele. Coloque as hashtags em todos os posts e incentive os participantes a fazer o mesmo, divulgando suas fotos e vídeos!

4. Crie histórias e expectativas

Que tal envolver os seguidores no seu evento desde a fase de produção? Crie teasers e gere expectativas antes mesmo de começar a vender os ingressos criando uma história e trazendo novas informações a cada dia sobre o local, as atrações ou particularidades da celebração.

Filme as diversas etapas do evento como a preparação, a montagem da estrutura, entrevistas com convidados ou produtores e poste sem medo. Isto emociona e cria vínculos entre os espectadores e o evento, podendo, inclusive, convencer muita gente que ainda está em dúvida sobre sua participação.

Esse é um uso muito inteligente do Instagram para eventos. Realizar updates regulares fará com que as pessoas fiquem ansiosas por novas postagens e as deixará sempre esperando por mais!

5. Seja criativo e surpreenda!

Você sabia que os vídeos são uma ótima ferramenta para promover o seu evento no Instagram? Alterne entre a publicação de fotos e vídeos para deixar o perfil mais dinâmico. Coloque a câmera e a criatividade em cena e mãos à obra.

Vale tudo: desde a pré-produção até mapas interativos do lugar, clipes com os artistas participantes e diversos momentos durante o evento.

Continuar a cobertura durante o pós-evento também é uma boa para manter a fidelidade e audiência do seu público. Outra iniciativa que tem sido muito bem aceita é revelar as fotos que os participantes tiram durante o evento para que eles possam levar como recordação ou realizar sorteios de brindes e/ou presentes para quem postar o registro mais bacana em tempo real. O resultado é bem legal e um forte estímulo à interatividade com o evento!

6. Cabines fotográficas e Instagram: a mistura perfeita

As cabines fotográficas ou “photo booths”, em inglês, são uma febre tão grande nos eventos que merecem um tópico exclusivo para falar sobre elas. Esse tipo de iniciativa tem tudo a ver com a proposta do Instagram: fotos espontâneas e descontraídas (pelo menos na teoria!), publicação in loco e em tempo real e o desejo de criar memórias fotográficas que durarão após o fim do evento.

A Instaprint, cabine fotográfica projetada para ser usada em parceria com o Instagram, utiliza as duas plataformas de forma integrada, conferindo aos usuários os filtros e as opções de compartilhamento do Instagram somados às fotos impressas, que caracterizam as tradicionais cabines.

A cabine fotográfica incentiva os participantes a tirarem mais fotos e a interagirem com as fotos dos amigos durante os eventos e, como se não bastasse, ainda calcula quantas pessoas foram “atingidas” pela hashtag do evento. Bom demais, não é?

Você tem mais alguma dica ou ideia sobre como o utilizar o Instagram para eventos? Somos todos olhos e ouvidos, compartilha com a gente!