Eventos em casa – 5 dicas para organizar

Nada como receber os amigos em casa e horas conversando aproveitando bons momentos. Mesmo entre bons amigos, é importante de planejar para esse momento que pode ser inesquecível!

eventick - eventos em casa

Receber os amigos para eventos em casa pode ser muito agradável, especialmente se estivermos falando daquelas pessoas mais próximas com quem você pode passar horas e horas conversando ou, simplesmente, aproveitando bons momentos juntos. Para completar, não ter de se preocupar com o carro, táxi ou com a clássica indagação “como vou voltar para casa?” também soa bem atraente, não é?

Ficou animado com a ideia? Ótimo! Mas é importante lembrar que é preciso se planejar com antecedência para que tudo funcione bem e o encontro seja inesquecível para todos os envolvidos. Quanto antes, melhor, pois você terá mais tempo de consultar as opiniões dos convidados e para providenciar tudo o que será necessário.

Para facilitar a sua vida, reunimos algumas ideias bem legais e o que você precisa saber para organizar uma reunião daquelas no conforto do seu lar. Olha só:

1. Bufê: prós e contras

Para quem quer praticidade e um pouco mais de sofisticação, bem como dispõe de um orçamento maior, esta é a escolha mais acertada. Com estrutura móvel, esse tipo de serviço leva os profissionais para elaborar um menu completo, com entrada, petiscos, prato principal e sobremesa junto com o anfitrião, garantindo o sucesso dos seus eventos em casa.

Alguns bufês possuem cardápios especiais, com opções deliciosas para os convidados com restrições alimentares como os vegetarianos, veganos ou quem tem intolerância a glúten ou a lactose. Certifique-se antes com os participantes do seu evento se este é o caso de algum deles ou se há outras preferências que podem ser encomendadas ao bufê.

A arrumação e os extras como pratos, guardanapos e copos podem vir com o bufê ou ficar a critério do organizador. Caso você mesmo prefira organizar a mesa, este infográfico bem prático pode ajudá-lo direitinho nesta tarefa.

 

como-arrumar-a-mesa

Fonte: “Como arrumar a mesa

2. Mãos à obra: é a vez do esquema “do it yourself”

Se o seu orçamento não está tão folgado assim, não tem problema: como diz o ditado, “o trabalho dignifica o homem” e, com organização e disposição, você pode preparar um almoço ou jantar perfeito para receber as pessoas queridas.

Esse modelo é ideal para reuniões menores e com amigos mais próximos, pois podem ser montadas com ingredientes mais simples e que podem ser encomendados em supermercados ou padarias ou até mesmo feitos em casa. Sanduíches mais elaborados cortados em pedaços sanduíches e sobremesas simples como brigadeiro de colher ou brownie com sorvete são opções sempre válidas e bem aceitas.

O segredo é usar a criatividade e fazer um evento agradável, leve e barato!

2.1 Organização e comidas

Basta ter uma boa organização e planejar os detalhes do seu evento com antecedência, respeitando as particularidades da sua casa, o orçamento, o tipo da celebração e o perfil dos seus convidados. Nesse caso, a dica que demos acima sobre consultar previamente os convidados sobre suas preferências e eventuais restrições também deve ser posta em prática, para garantir a satisfação de todos.

Uma ideia eficiente é montar uma mesa com vários tipos de comida e sobremesa, com as bebidas à parte, para que os convidados possam se servir à vontade e o anfitrião tenha mais tempo de aproveitar a comemoração.

Se não for possível fazê-lo, o ideal é servir aperitivos ou pratos principais que possam ser comidos em pé ou em assentos “não convencionais”, pois a tendência é que, quanto mais gente houver no evento, não haja cadeiras à mesa para todos os presentes. Além disso, nesse tipo de evento os convidados costumam ficar movendo-se pelo espaço, o que pede que você planeje bem onde ficarão os petiscos e/ou doces (se houver), para facilitar a circulação e a acomodação das pessoas.

Para o cardápio, é bom fazer uma lista com tudo o que for utilizar e todas as receitas para não haver contratempos. Pedir ajuda a algum dos participantes do evento ou mesmo àquele amigo que tem dotes culinários é sempre uma opção, bem como solicitar aos presentes que o ajudem a organizar o espaço também. Se eles toparem, pode ser, inclusive, divertido e ajudar a não sobrecarregar o anfitrião. Se o evento for planejado com antecedência, o organizador pode comprar os ingredientes aos poucos, especialmente alimentos e materiais não perecíveis.

2.2 Bebidas

Providencie as bebidas, mas tenha em mente que alguns convidados podem levar bebidas como forma de agradecimento. De toda forma, é melhor não contar com a sorte e calcular a quantidade das bebidas sem levar em conta possíveis garrafas extras, para evitar contratempos.

O cálculo das bebidas pode variar bastante de acordo com a quantidade e o perfil dos convidados e com a duração do evento. Contudo, existem alguns valores que foram convencionados para calcular a quantidade de bebidas de uma festa. Lá vai: uma garrafa de vinho para cada duas pessoas em um intervalo de duas horas, duas garrafas de cerveja por pessoa na primeira hora e mais uma garrafa pelas próximas horas, uma garrafa de whisky para oito pessoas e 1 litro de água para cada três pessoas. Para sucos e refrigerantes, a estimativa é de 400 ml por pessoa. Lembrando que essa conta varia bastante, mas ter uma base da qual partir já ajuda bastante, não é?

3. Invista em decoração e ambiente

Já que você e sua turma não vão gastar com o aluguel do espaço – Ufa! Ele é um dos itens mais caros na produção de um evento – que tal separar uma parte do orçamento para fazer uma decoração bem criativa? Primeiramente, defina em que parte da sua casa o evento será realizado.

Vai ser no terraço, no quintal ou na área externa da casa? Se sim, você deve prestar procurar saber exatamente a quantidade de pessoas que participarão, para que você possa disponibilizar cadeiras, sofás ou almofadas – o que mais combinar com o estilo do evento – para todos.

Lembre-se de pensar em soluções para uma eventual mudança no clima, como toldos ou guarda-chuvas para proteger os seus convidados e a mesa dos comes e bebes.

Feito isso, chegou a hora de deixar o evento mais bonito. Se a grana está curta, itens como velas, bandeirinhas e até mesmo sua própria luminária, se usados do jeito certo, podem dar um toque bonito e aconchegante à decoração.

Faça uma limpeza caprichada, compre flores e outros itens de decoração para deixar o ambiente mais bonito. Não deixe de fazer uma seleção de músicas que agrade a todos os convidados para ficar tocando ao fundo durante o evento. Faz toda a diferença!

4. Prepare um “kit de primeiros-socorros”

Deixe à disposição de seus convidados, pode ser no banheiro, um kit com fio dental, lenços umedecidos, curativos, sal de fruta, analgésicos, entre outros produtos. Assim você evita desconfortos durante o evento. Não se esqueça de deixar disponíveis alguns rolos extras de papel higiênico e toalhas de mão.

5. Finalize com uma lembrancinha

Para fechar seu evento em grande estilo, ofereça uma lembrancinha como agradecimento a quem compareceu. Pode ser algo relacionado ao tema da festa ou um docinho, uma trufa, um pão de mel ou bolinho embrulhado em papel bonito. Até mesmo uma foto de uma câmera instantânea sua e de seu convidado com uma mensagem escrita ou mesmo de toda a turma pode ser uma ótima lembrança dos bons momentos vividos ali!

E aí, você tem mais dicas para organizar eventos em casa? Somos todos olhos e ouvidos!