Eventos e Food Trucks – Aprenda a juntar os dois!

Boa comida, pessoas interessantes e um ambiente descolado. Se isso é o que você quer no seu evento, já pensou na ideia de trazer Food Trucks para dentro?

eventick-butantan-food-truck

 

Foto: Butantan Food Park

Boa comida, pessoas interessantes e um ambiente descolado. Essa é a proposta dos food trucks parks ou, em bom português, “pátio de food trucks”, uma tendência que chegou com força total ao mundo dos eventos.

A ideia é bem simples: vários “restaurantes sobre rodas”, no melhor estilo “carrinho do lanche”, estacionam em um espaço comum, com banheiros e segurança, colocam cadeiras, bancos e/ou mesinhas e servem diversas opções de lanches, refeições e sobremesas. Pronto, está armado o palco para a diversão.

Em alguns encontros e conferências, eles têm mudado a cara dos famosos coffee breaks e almoços de negócios. Nos eventos mais informais, como shows e festivais de música, por exemplo, a pausa para o lanche muitas vezes tem virado uma atração à parte para os amantes da boa comida de rua.

Segundo Paulo Barreto, um dos sócios do Food Park Festival, evento de food trucks que reúne mais de 25 opções gastronômicas entre bikes e trucks em um amplo espaço de lazer para o público, “acho que a grande diferença deles está no fato novo. Todo mundo gosta de novidade”.

Pura verdade. Que a proposta é bem legal nós já sabemos, mas o que realmente é necessário para organizar um evento com food trucks? Aqui vão algumas dicas que você precisa saber antes de “colocar o seu caminhão na rua”:

De olho na infraestrutura

Se você planeja montar um pátio de food trucks no seu evento, você precisará ter uma atenção redobrada na hora de escolher o local onde ele será realizado. Para começar, você deve saber exatamente qual o tamanho do espaço e conhecer, também, quais as dimensões exatas de cada veículo envolvido. Isso será bem importante para saber quantos e quais deles você poderá, de fato, contratar para o evento.

Se estiver tudo ok com essa parte, vamos aos pormenores: existem tomadas e/ou fontes de energia por perto de onde os trailers estarão? Se não houver, considere alugar um ou mais geradores para garantir o funcionamento dos equipamentos eletrônicos e evitar dores de cabeça durante o evento.

Atenção! Não se esqueça de pensar em como ficará o espaço quando o público estiver presente. Haverá espaço para eles se transitarem e se acomodarem para fazer as refeições? Isso afetará tudo: desde a experiência dos participantes até a própria qualidade do serviço oferecido.

Como acomodar bem o público em um pátio de food trucks?

Bateu o martelo sobre o espaço onde funcionará o food park? Vamos pensar no conforto do seu público. Como estão os banheiros do local? Contrate uma equipe especializada para mantê-los limpos e organizados durante todo o evento. Se o evento for realizado em algum espaço público, será necessário alugar banheiros químicos e espalhá-los em pontos estratégicos ao redor do ambiente.

Lembre-se de que, mais do que apenas um espaço de alimentação, os pátios de food trucks funcionam como um ambiente lúdico, onde as pessoas se reúnem, trocam ideias e até descansam um pouco durante o evento. Ainda de acordo com Barreto, “o negócio dos food trucks tem muito a acrescentar ao setor de eventos, pois funciona como uma boa opção de lazer. Levamos famílias inteiras para o nosso espaço, damos segurança, mais de 25 opções gastronômicas e espaço infantil, o que tem contribuído bastante para o grande sucesso que o evento tem alcançado”, destacou ele.

Para proporcionar uma experiência completa e positiva aos participantes, os food parks devem ser confortáveis, bem-sinalizados e iluminados.  Mesas, cadeiras e espaços para circulação devem estar bem organizados e a postos para acomodar o público enquanto ele faz a refeição ou circula pelo espaço.

Faça uma estimativa prévia de quantas pessoas são esperadas – acompanhar de perto a venda dos tickets ajuda muito nessa tarefa! -, organize os assentos previamente e contrate cadeiras/bancos extras para o caso de serem requisitados.

“Em nome da lei”: fique ligado na legislação local

Aqui, você deve ter muita atenção, especialmente se o evento com food trucks ocorrer em um espaço público, como uma rua ou uma praça, por exemplo. Se esse o for seu caso, será necessário pesquisar previamente sobre a legislação do município e quais as regras locais para aproveitamento dos espaços abertos.

Não basta saber se é permitida ou não a instalação dos veículos no ambiente. Tanto a produção do evento quanto os responsáveis pelos próprios food trucks devem saber previamente se há limitações de barulho e como deve ser feito o descarte do lixo produzido, para que não haja sujeira e poluição no dia seguinte.

No caso de São Paulo, por exemplo, a lei municipal 15.947 é a responsável pela regulação da venda e doação de “comidas de rua” em vias e áreas públicas. Segundo o texto legal, os interessados devem se dirigir à subprefeitura competente, identificar o local e informar quais os dias e horários em que pretendem usar o espaço, “não podendo ser inferior a quatro horas nem superior a doze por dia pleiteado”. Você pode ler o texto completo aqui.

O que mais não podemos esquecer na hora de escolher os food trucks?

Sim, nós sabemos que a escolha de quais food trucks devem participar do seu evento não é fácil. Com tantas opções de qualidade no mercado, como decidir? É importante levar em conta, primeiramente, o estilo e o horário do seu evento.

Se for um evento mais informal e acontecer durante o dia, vale a pena misturar trailers que ofereçam opções de lanches rápidos com outros que sirvam pratos maiores e ideais para o almoço, por exemplo. Sorvetes, frozen yogurts, bolos e doces são sempre uma boa pedida pra acompanhar os lanches. Se a proposta for à noite, lanches mais leves, sanduíches e até opções gourmets podem funcionar bem.

Além de uma boa variedade, também é importante escolher food trucks que atendam bem ao público. Uma praça de alimentação repleta de filas e de pessoas insatisfeitas pode prejudicar a experiência dos participantes de um evento como um todo. Apesar de não ser diretamente sua responsabilidade, fique ligado nessa parte para garantir a satisfação do seu público!

  • Cadu Mendonça Ferreira

    Dicas excelentes!

  • André Gouvea

    Quantas pessoas em média passam por dia nessas feiras de food truck?

  • Cristiane Lopes

    Qual o valor em média q se cobra de um Food truck para expor?