10 dicas para um networking eficaz

Aprenda a tirar o melhor proveito na hora do Networking.

eventick networking

Este post foi escrito pelo Cadu de Castro Alves, fundador da BeesOffice Espaço de Coworking e publicado no blog do Geeks on Beer.

Seja você um empreendedor, funcionário de empresa ou mesmo estudante, investir em seu networking aumentará bastante o seu leque de possibilidades, maximizando o surgimento de oportunidades de negócios, trabalhos e parcerias. Os melhores lugares para isso são feiras, conferências, palestras, meetups e espaços de coworking.

Abaixo, seguem algumas dicas de como tirar o melhor proveito nesses locais:

1. Leve cartões de visita

Você terá a oportunidade de conhecer dezenas de pessoas. Após se apresentar e conversar com elas, a melhor maneira de ser lembrado será distribuindo seus cartões de visita, que devem possuir informações básicas como nome, e-mail, telefone, endereço do site de sua empresa ou blog pessoal, e de seus perfis em redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Twitter. Para não poluir o cartão com muitas informações, uma excelente alternativa é criar uma conta no MeAdiciona e colocar apenas o endereço de seu perfil no cartão.

2. Defina seu objetivo e cumpra-o

A maioria das pessoas não se prepara antes de ir a esses lugares, mas sempre vai com a expectativa de conhecer muitas pessoas. Ao definir claramente qual o seu objetivo e as necessidades que possui, você aumentará bastante seu sucesso. Algumas perguntas o ajudarão a definí-lo, como por exemplo: você está em busca de parceiros? Que profissionais procura para seu novo projeto? Está em busca de investidores? Quantas pessoas novas gostaria de conhecer? Porque você está indo ao local?

3. Peça licença, cumprimente o seu alvo e sorria

Ao abordar uma pessoa, é muito importante que você peça licença e diga bom dia, boa tarde ou boa noite (dependendo do horário) com um belo sorriso no rosto. Isso é uma excelente maneira de conquistar a simpatia das pessoas. Essa regra tem ainda mais impacto quando você aborda um grupo de pessoas. Se a conversa for interrompida, peça para continuarem e aguarde uma oportunidade para falar. Provavelmente, isso irá ocorrer se você conseguir participar do assunto que estiver sendo discutido. Se isso não ocorrer, peça para as pessoas se apresentarem e siga os passos da dica a seguir.

4. Diga às pessoas o que você precisa

Quando estiver conversando com alguém que acabou de conhecer, mas que não tem um dos perfis que procura, diga isso a ela. Pergunte se ela conhece alguém que esteja no local e peça para ser apresentado. Se a pessoa não estiver no local, anote seu nome e do contato (a pessoa que você acabou de conhecer) e solicite que faça a ponte por e-mail ou via redes sociais (O LinkedIn possui uma ótima ferramenta para recomendações). Essa é a forma mais eficaz de fazer networking.

5. Evite se juntar a rodas de amigos

Em eventos, especificamente, é muito comum encontrar amigos e ex-colegas de trabalho e é bastante tentador se juntar a eles. Cumprimente-os, converse um pouco e mantenha o foco em seu objetivo. Se algum deles tiver o perfil que procura, estenda a conversa. Caso contrário,siga a dica número 4.

6. Seja proativo e circule pelo ambiente

Se você seguir a dica acima, já terá dado um grande passo para ser proativo. Entretanto, se estiver num local que não conheça ninguém (em outra cidade ou país, por exemplo), provavelmente ficará algumas vezes sozinho somente observando às pessoas a sua volta. Isso é ótimo, principalmente para você mapear e escolher as pessoas que irá abordar. Escolha seus alvos e ataque-os (no bom sentido, claro). Só cuidado para não ficar muito tempo parado e isolado.

7. Participe de rodas de brainstorming e escute atentamente

As rodas de conversas tem uma coisa interessante: dependendo das pessoas envolvidas, do assunto e até mesmo da quantidade de bebida alcoólica ingerida (que pode ocorrer em meetups e até mesmo em alguns espaços de coworking), surgem ideias bem interessantes. Escute-as atentamente, participe e anote as ideias mais bacanas.

8. Tenha sempre à mão um bloco de anotações e caneta

Como você estará relaxado e conversando com as pessoas sobre assuntos variados, será muito comum surgirem ideias ou mesmo se lembrar de algo que deveria fazer ou que já deveria ter feito. Anote tudo: lembretes, novas ideias, contatos (algumas pessoas não levam cartões), frases de efeito, nomes de sites, empresas ou pessoas citadas etc. Vale usar o bloco de notas de seu tablet ou celular, mas muitos ainda preferem blocos tradicionais como o Moleskine®. Em grandes eventos, como feiras e conferências, os patrocinadores costumam distribuir blocos de anotações, mas a melhor opção é sempre levar o seu próprio material para não correr o risco de não ter onde anotar.

9. Faça follow up no dia seguinte

Follow up significa buscar uma resposta ou dar retorno a algo ou alguém. Se você seguir as dicas acima, provavelmente terá recebido alguns cartões de visita de pessoas que conheceu no local. Pegue todos eles e envie emails para cada uma das pessoas agradecendo pelo bate-papo. Se for um parceiro em potencial, verifique a disponibilidade para marcarem uma reunião. Aproveite para adicionar os dados em sua agenda de contatos. É uma boa alternativa para não ficar acumulando papel.

10. Faça conexões nas redes sociais

O LinkedIn é, de longe, a melhor rede social para estabelecer conexões e manter relacionamentos profissionais. Porém, há alguns aplicativos no Facebook que vem ganhando espaço para isso. Defina qual rede você prefere (dica: escolha uma que você usa diariamente) e adicione essas pessoas em sua lista de contatos. Esses canais serão a forma de você manter contato com elas e acompanhá-las.

Fazer networking é uma arte e somente a prática ira ajudá-lo a melhorar cada vez mais. Porém, mais importante do que aumentar o seu networking é criar uma rede de confiança. Construa a sua e logo você terá um grande ativo em suas mãos.

Além dessas dicas, o que mais você pode fazer para ser bem sucedido? Compartilhe conosco comentando abaixo.

  • Rafael

    11. Parcerias, Parcerias e Parcerias.