5 dicas para diminuir o estresse na produção do evento

Shuuuuuuu. Ohmmmmmm. Repire. Mexa-se. Divirta-se.

eventick - dicas para diminuir estresse na produção de eventos

Agenda lotada, muito corre-corre e várias canecas de café: assim é o cotidiano dos produtores de eventos. Para riscar todos os itens do to-do list antes do grande dia, esses profissionais precisam se dividir em mil para estar por dentro de tudo – local, atrações, público, ingressos, alimentação/bebidas – e ainda ter muita capacidade de improviso para lidar com eventuais contratempos.

Como executar tantas tarefas em pouco tempo sem perder a qualidade de vida? É possível produzir eventos e ter um dia a dia mais feliz, saudável e bem-sucedido (ufa!). Inclusive, pensando nisso, muitos produtores estão inserindo momentos de lazer e relaxamento nas programações de seus eventos, o que também facilita bastante incorporar esses hábitos ao dia a dia.

Elaboramos um pequeno guia para ajudar a diminuir o estresse e ter mais tranquilidade durante a produção de um evento. Apesar de ser difícil para a maioria dos produtores, tirar alguns breaks é fundamental para incrementar a produtividade e criatividade. A seguir, te explicaremos o porquê. Vamos lá?

1. Mexa-se!

Acha difícil encontrar uma folga para praticar algum exercício? Vale a pena fazer um esforço. Além de melhorar o humor e aliviar as tensões, as atividades físicas aumentam a disposição.

Manter o peso em dia e a mente descansada também estão inclusos no pacote, pois além de promoverem bem-estar, também ajudam a elevar a autoestima e autoconfiança, dois itens fundamentais para encarar os desafios e as pressões que a atividade oferece.

Sim, nós sabemos que você é muito ocupado, mas saiba que encaixar meia hora de exercício três vezes por semana na sua agenda vai te deixar muito mais leve e produtivo. Não acredita? Faça o teste e depois nos conte o resultado!

2. Saia do escritório

Quando você sentir o estresse chegando, uma boa ideia é levantar-se da sua mesa e sair para andar um pouco. Basta dar algumas voltas no quarteirão ou andar até o fim da rua para desacelerar o cérebro e estimular a circulação sanguínea.

Se não for possível, vá até um corredor ou espaço mais amplo e faça uma sessão de alongamento ou automassagem nas costas. Você se sentirá bem melhor e com mais energia para as próximas tarefas do dia.

3. Durma bem

Essa é a melhor parte. Estamos cientes de que nem sempre dá para dormir o quanto precisamos às vésperas de um evento, mas que tal tentar estabelecer uma rotina de sono que atenda ao que você precisa?

Assim como fazer exercícios físicos, dormir bem também traz inúmeros benefícios à sua saúde e à sua produtividade. O volume de trabalho não o deixa dormir à noite? Uma soneca rápida durante o dia já ajuda bastante a diminuir o estresse e recarregar as baterias.

Se você acha que dar um break no trabalho para tirar uma soneca é perda de tempo, faça o teste em um dia no qual você esteja com um pouco mais de tempo na agenda, para que você não fique com a consciência pesada.

Você gostará tanto dos efeitos que ficará convencido de que essa prática é benéfica para a sua saúde e produtividade. A partir daí, poderá até fazer disso um hábito, mesmo nos dias de caos – aliás, especialmente durante esses dias – que antecedem um evento!

4. Tenha momentos para fazer o que gosta

Você sente que não consegue produzir direito quando está muito cansado ou estressado? Isso é normal. Mesmo as mentes mais criativas – e as pessoas mais workaholics – precisam de um descanso depois de trabalhar demais.

Passar 20 ou 30 minutos sem fazer absolutamente nada, conversar com um amigo ou sair para tomar um sorvete no meio da tarde são atividades que produzem um efeito incrível sobre seu humor e sua disposição.

Afastar-se um pouco das questões que o preocupam pode, inclusive, trazer novas perspectivas para resolução dos problemas. O tempo que você acha que “perde” nesses intervalos te dá um retorno muito maior em ideias e energia para o trabalho!

5. Trabalhe em equipe

Um dos principais gatilhos para gerar estresse é o acúmulo de muitos afazeres a serem feitas em um prazo curto. Que tal dividir o trabalho entre os membros do seu time? A divisão das tarefas não sobrecarrega nenhum dos membros do time e ainda abre espaço para elaboração e discussão de novas ideias para o projeto.

E ainda tem mais: a boa convivência entre co-workers também ajuda a reduzir os níveis de estresse, trazer soluções inusitadas para eventuais problemas e a deixar o ambiente profissional mais agradável!

6. Desconecte-se por algum tempo

Nós sabemos que você precisará estar à disposição de seus clientes, fornecedores e parceiros durante a organização de um evento, mas tire um tempo – nem que sejam meros cinco minutos – para afastar-se de toda essa pressão. Checar o seu e-mail o tempo inteiro ou a quantas anda o processo de venda dos ingressos a cada cinco minutos não o deixará mais produtivo, assim como não resolverá as questões que tanto o preocupam.

Desligar todos os meios de comunicação deixará você mais tranquilo e diminuirá a tensão por, pelo menos, alguns instantes, o que já traz um benefício imenso ao seu cérebro e à sua criatividade.

Você tem mais outras táticas para diminuir o estresse durante a produção de um evento? Divida com a gente nos comentários!